O mercado está em contínua mutação, enquanto o consumidor passa por uma mudança significativa de comportamento. Adotar a transformação digital na empresa é essencial para não ficar para trás. Todo o processo é muito mais que a adoção de novas tecnologias ou a mobilização da equipe de TI. Ele envolve modificações estruturais na dinâmica da organização.

Além disso, é essencial mobilizar a humanização para as experiências digitais, colocando o indivíduo como centro — e não a tecnologia ou solução. A proposta da transformação digital é promover qualidade, desempenho e efetividade, sempre com foco em criar uma boa experiência do cliente (seja pessoa física ou no business-to-business) e do colaborador. Para isso, é preciso modificar o mindset da organização e fazer uma verdadeira mudança na cultura corporativa. 

Preparamos este post especial para você entender a transformação digital e saber como adotá-la na sua organização. Continue acompanhando e aprenda mais sobre o assunto!

Entenda o que é transformação digital

Transformação digital é fazer uso de tecnologia digital para a resolução de problemas do negócio, dificuldades essas que são tradicionais e cotidianas da companhia. A informatização pode ser aplicada para melhorar resultados, potencializar o desempenho e ampliar o alcance da marca. Nesse contexto, a tecnologia tem o papel estratégico central, envolvendo também a incorporação de um mindset capaz de se adaptar a esse dinamismo.

Ou seja, toda a estrutura organizacional e o modelo de negócio são repensados e redirecionados, com a revisão de processos e a inserção de novos padrões de comportamento por parte da equipe. Isso porque os profissionais precisam trabalhar de forma colaborativa para a estratégia se concretizar.

Muitos pensam que a transformação digital é exclusiva das corporações que já nasceram inteiramente no meio web, como os e-commerces ou que é tema de interesse de empresas focadas em TI. Mas, na realidade, qualquer organização pode coletar bons resultados com a implementação do processo.  

Além disso, é equivocado pensar que basta aplicar diversas iniciativas digitais que a transformação já está acontecendo. Essas práticas são importantes, mas o processo é mais disruptivo e exige modificações profundas.

O setor de TI tem um papel estratégico no processo, mas ele não é o único impactado e responsável. Todos são afetados e é bom lembrar que a mudança parte do topo. É importante considerar, ainda, que a experiência do cliente deve ser destacada, mas que nem tudo se resume a isso. 

Certamente, no entanto, há uma preocupação com o uso da tecnologia, mas sempre priorizando as pessoas e promovendo a humanização da experiência digital.

Veja os estágios da transformação digital

Podemos dizer que a transformação digital passa por alguns estágios quando ele está acontecendo em um negócio. Vamos esclarecer como essas fases funcionam e, mais à frente, mostraremos de que forma o processo é implementado, mostrando as etapas da implantação. 

O primeiro estágio da transformação digital é a digitalização, em que a informação analógica é convertida em digital. Nela, conteúdos diversos passam para o formato de valores binários, representados por 0 e 1. O segundo momento é a digitalização, na qual há processos de mudanças reais, realizadas a partir da inserção da tecnologia. Há toda uma mentalidade de negócio que embasa o uso da informatização. 

A terceira fase é a transformação digital, que já são as consequências da digitalização na sociedade. Isso envolve mudanças na estrutura econômica, barreiras culturais, criação e alteração de padrões organizacionais, de comportamento e, em alguns casos, até mesmo modificações na legislação.

Saiba por que investir na transformação digital

A transformação digital é importante para a empresa por várias razões. Basicamente, é um processo que já está avançado em muitas corporações, e não se atualizar pode gerar uma grande perda de vantagem competitiva e até o alcance de um estado obsoleto. 

A organização conquista grande flexibilidade operacional com a transformação digital, já que os sistemas de informação ajudam na integração e ganho de agilidade. Os colaboradores são direcionados para atitudes de inovação, colaboração, testagens e entregas incrementais com coleta de feedback. 

O resultado disso é ganho de dinamismo, ampliação de perspectivas, alcance de possibilidades para o desenvolvimento de novas receitas e potencialização da produtividade.  

A experiência do cliente também ganha melhorias. Basicamente, além de se preocupar e coletar o feedback do consumidor, essa dinâmica incorpora também iniciativas de análises de dados, para entender mais sobre o comportamento e as necessidades do cliente. O resultado é uma entrega mais personalizada e de mais qualidade.

Os custos também são otimizados. Isso porque os processos burocráticos e engessados são substituídos por práticas ágeis e efetivas, melhorando a gestão do tempo. Além disso, as operações são realizadas de forma integrada e com menos entraves, ganhando eficiência e sendo menos dispendiosas.

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